A chave codificada está presente nos veículos que correm as ruas do Brasil, com o avanço da tecnologia, hoje em dia é quase impossível encontrar carros sem seguros e com inúmeras proteções contra roubo, a chave codificada é uma das proteções mais importantes, a chave ajuda a aumentar a proteção dos veículos. A seguir você irá conferir como as chaves codificadas funcionam e se destacam no mercado.
Modelo mais seguro
As chaves codificadas, vieram para trocar os tipos antigos de chaves, que apresentavam um segredo mecânico gravado em uma lâmina metálica. Na atualidade, o proprietário de um carro recebe da concessionária um cartão com um código eletrônico e mecânico das chaves, a chave principal e a chave reserva. Deste modo, é como se cada veículo tivesse o seu próprio “documento de identidade”. Agora, não dá para pegar uma chave similar ou fazer uma cópia do segredo mecânico, pois ao tentar dar a partida algumas vezes o carro não irá dar a partida, sendo assim, o carro não irá ligar.
Como funcionam as chaves de carros codificadas
A peculiaridade de uma chave com código é o fato dela possuir um chip. O chip é aparelho que guarda o código eletrônico da chave. E como acontece o funcionamento da chave codificada? Na verdade, existe uma comunicação entre a chave codificada e a central de segurança, que fica dentro do imobilizador. Se tiver algum problema na peça ou se a chave não for a verdadeira, acende-se uma luz significativa no painel do veículo.
Quando o motorista utilizar a chave codificada, ela envia um sinal com o código para o imobilizador. Se a codificação da chave e a da central corresponderem, o motorista poderá abrir a porta e dar a partida
Se o motorista tentar utilizar outra chave que não for a chave principal do carro, correrá o risco de decodificar e bloquear o sistema de partida. Nesses casos, não é possível nem fazer uma ligação direta.
Como fazer a cópia
Para fazer cópias das chaves codificadas, precisa levar os códigos para o chaveiro, e somente com essas informações o profissional conseguirá fazer uma nova chave. Se ele não possuir os números certos, o proprietário do automóvel terá que pegá-los na concessionária.
Caso o motorista tenha apenas uma chave com código, até dá para fazer a cópia em um chaveiro. Atualmente já existem equipamentos sofisticados que conseguem fazer a leitura com exatidão, tanto do código eletrônico quanto do código mecânico. Com isso, é possível alterar essas informações para uma chave virgem e, assim, fazer a cópia. Esse procedimento é bem mais vantajoso para o proprietário do carro, que provavelmente pagaria bem caro por uma chave nova em uma concessionária.